Agenda

INAUGURAÇÃO ROTA JARDIM DAS PEDRAS

Rota Jardim das Pedras | Rotas dos Abrigos

Percurso sensorial realizado por rota pedestre em torno dos 200 abrigos de pastores da Serra do Feital, Vilares e Broca, que foram sendo construídos ao longo dos últimos séculos. Identificação e descoberta em abrigos existentes, sua relação com a paisagem através do reconhecimento de caminhos pedestres, povoações e suas comunidades, assim como da geografia própria do local, topografia, clima e outros aspectos. A experiência termina com um almoço especial.

Ficha Técnica do Percurso
Nome do Percurso: Rota Jardim das Pedras
Entidade Promotora: Associação Luzlinar
Localização do Percurso: Serra do Alto Feital
Tipo de Percurso: Pequena Rota
Âmbito do Percurso: Turismo Criativo
Ponto de Partida: Edifício da Casa do Povo da Aldeia Artística do Feital
Ponto de chegada: Edifício da Casa do Povo da Aldeia Artística do Feital
Distância Percorrida: 5,35 km
Duração do Percurso: 2h15m
Tipo de piso: Caminhos rurais
Desníveis: Moderados
Grau de Dificuldade: Fácil – Moderado
Cota Máxima Atingida: 800m

Inscrição obrigatória em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfa2rltYnjU8jpXPnogC35ofMVoTCqYB2rPhEOuqLMntRXjPA/viewform (Data limite 22Nov)
Inscrição/pessoa: 20€
O pagamento da inscrição deve ser efectuado por transferência bancária ou no local.

Informações de Pagamento
IBAN: PT50 0045 4160 40186715102 14
Crédito Agrícola de Vila Franca das Naves

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Jardim das Pedras Route | Shepherd’s Shelters Route

Sensory route through pedestrian routes around 200 shepherd’s shelters discovered in the Serra do Feital, Vilares e Broca, which were built over the last centuries. Identification and discovery of existing shelters, their relationship with the landscape through the recognition of pedestrian paths, settlements and their communities, as well as the local geography, topography, climate and other aspects. The experience ends with a special lunch.

Course Technical Sheet
Name of the course: Jardim das Pedras Route
Promoting Entity: Associação Luzlinar
Location of the course: Serra do Alto Feital
Type of trekking: Small Route
Scope: Creative Tourism
Start: Casa do Povo in Aldeia Artística do Feital
End: Casa do Povo in Aldeia Artística do Feital
Extent: 5,35 km
Time: 2h15m
Type of floor: Rural roads
Unlevelling: Moderate
Level of difficulty: Easy – Moderate
Maximum Quota Affected: 800m

Required entry in: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfa2rltYnjU8jpXPnogC35ofMVoTCqYB2rPhEOuqLMntRXjPA/viewform (Deadline 22Nov)
Registration/person: 20€
Payment of the registration must be made by bank transfer or on the spot.

Payment Information
IBAN: PT50 0045 4160 40186715102 14
Crédito Agrícola de Vila Franca das Naves

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Contacto/Contact:
comunicacao@luzlinar.org
Ana Rodrigues | 913 825 595

6420-361 Feital, Trancoso

Agenda

Agenda | Novembro 2017

APRESENTAÇÕES

PES – Projeto Entre Serras: Jornadas 2017
10 a 12 de Novembro 2017 | Fundão

O Espaço Pontes no Fundão é nos próximos dias 10 e 11 de Novembro palco das Jornadas PES 2017, uma ação promovida pela Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, em parceria com a ADXTUR, a ADIRAM e os Municípios do Fundão e do Sabugal.
O PES – Projeto Entre Serras é uma das ações enquadradas nos Projetos Âncora da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas. Esta ação pretende promover a interação entre Natureza e Arte Contemporânea, na sua multiplicação de possibilidades e horizontes para um produto turístico que pretende valorizar de modo sustentável o território e as suas comunidades, em plena convergência com a matriz de identidade mais pura da rede iNature.
O Projecto apresenta também como objetivo a construção de uma rota de Arte Contemporânea entre as serras da Estrela, do Açor, da Gardunha, das Mesas/Malcata e da Gata

SEX 10 NOV
15h00 Conversa com Erik Samakh
Espaço Pontes – Fundão

Conversa com Erik Samakh, inicia as Jornadas PES – Projeto Entre Serras.
Este encontro, que promove a interação do artista com professores, investigadores e promotores de atividades de lazer nas Áreas Classificadas da rede iNature, visa discutir oportunidades de integração e sensibilização do meio ambiente à Arte Contemporânea, relacionando Natureza, Agricultura e Biodiversidade nos territórios de montanha.

SÁB 11 NOV
19h00 Inauguração da exposição PIRILAMPOS e performance degustativa do Colectivo Grilo.
Espaço Pontes – Fundão

PROGRAMA DETALHADO

 

Projecto CREATOUR | Rota dos Abrigos – Experiência de meio-dia
25 de Novembro 2017 | Campus Jardim das Pedras | Aldeia Artística do Feital

As experiência de Turismo Criativo no Campus Jardim das Pedras inauguram com uma das Rotas dos Abrigos de Pastor. Percurso sensorial por rotas pedestres em torno dos abrigos de pastores da Serra do Feital, que foram sendo construídos ao longo dos últimos séculos. Identificação e descoberta dos abrigos existentes, sua relação com a paisagem através do reconhecimento de caminhos pedestres, povoações e suas comunidades, assim como da geografia própria do local, topografia, clima e outros aspectos. A experiência termina com uma merenda tradicional.

 

EXPOSIÇÕES

Coletiva
até 29 de Outubro 2017 | Trema – Arte Contemporânea | Lisboa
A exposição Coletiva Outubro / Novembro que decorre na Galeria de Arte Trema em Lisboa mostra o trabalho de vários artistas, entre eles Flávio Delgado colaborador da Associação Luzlinar.

Flávio Delgado
#140415 | Técnica mista s/tela metal,sombra, 132×132 cm, 2015
#191213 | Técnica mista s/ tela, 196 x 134 cm, 2013

Ilha dos Amores de Nuno Manuel Pereira
até 30 de Novembro  2017 | Museu Arqueológico José Monteiro | Fundão
Evento no âmbito das Jornadas Europeias do Património- Património e Natureza.

ILHA DOS AMORES
Esta ilha dos amores não é um galardão dos deuses como a de Camões.
É antes um Érebo disfarçado de paraíso que nos enfeitiça e submete.
Por vontade ou predestinação é o caminho imperioso do arrebatamento.
Eis o protocolo da paixão, antes da impassibilidade do amor.

 

OFICINAS

Oficinas
Novembro 2017 | Campus Jardim das Pedras – Aldeia Artística do Feital | Espaço Pontes – Fundão
Visitas Oficina aos artistas em residência, no Campus Jardim das Pedras e Espaço Pontes, pelos alunos do Agrupamento de Escolas do Fundão, Agrupamento de Escolas de Trancoso e Escola secundária da Sé – Guarda.

Oficinas especiais | Escrever=Desenhar
Atelier Temos Tempo | Feital
Projecto de educação inclusiva para alunos com necessidades educativas especiais | Agrupamento de Escolas de Pinhel.

Agenda

Agenda | Outubro 2017

APRESENTAÇÕES

As Mãos no Fogo | Apresentação do Livro 
14 de Outubro 2017 | 16h00 | Espaço Pontes | Fundão
A Alma Azul apresenta no Espaço Pontes, da Associação Luzlinar, no Fundão, o livro As mãos no fogo, de António Fontinhas, Marta Dutra e Fátima Mateus Ramos, no próximo dia 14 de Outubro, sábado, às 16 horas.
A apresentação do livro contará com a presença de António Fontinhas, professor e autor do livro de poesia Mulheres Nuas, da Corpos Editora; e do texto dramático A Noite dos Tempos, encenado pelo Grupo de Teatro da UBI, em 2004; e de Elsa Ligeiro, editora, que comentará a Antologia, apresentando cada um dos três autores.
O livro As mãos no fogo é o resultado de um projecto que a Alma Azul desenvolveu em 2015 e 2016, em Aveiro, Coimbra, Porto e Alcains, em regime de Residências de Escrita para encontrar novos autores de língua portuguesa e que agora publica em livro.

EXPOSIÇÕES

Bolsa da Cidade de Hamburgo | Cenas da Aldeia de Maria Lino 
até 29 de Outubro 2017 | Centro Cultural de Trancoso | Trancoso
A exposição Bolsa da cidade Hamburgo – Cenas de Aldeia é uma exposição de trabalhos realizados por Maria Lino. Depois de uma viagem de três dias, de pernas e pés inchados, Maria chega ao Feital para uma residência de dois meses na aldeia onde nasceu.
Vir ao Feital e trazer lápis e papel para as pessoas que pediam para desenhar com ela era já um ritual que todos esperavam. Estes momentos que apresenta como Cenas de Aldeia foram a proposta da Maria para a Bolsa de cidade de Hamburgo.”(…) Crianças e adultos em grupo ou isolados desenharam e pintaram, conversamos muito e todos aprendemos algo, depois fiz um retrato de uma mulher idosa em sua casa. Pintei um cego quando ele estava na rua. Dos retratos a carvão as pessoas não estavam muito entusiasmadas… e o meu pai resolveu acaba-los…(…)” As memórias e os registos fotográficos que a Maria fez e levou para Hamburgo foram o auxílio essencial para continuar a pintar estas Cenas.
Seis telas pintadas entre o Feital e Hamburgo são expostas no Centro Cultural de Trancoso, trabalhos feitos nos anos 80, onde as cenas são reconhecidas pelo público de forma individual sendo também momentos que muitos têm na sua memória.

Abrigo – Habitar o espaço Mínimo 
até 28 de Outubro 2017 | Hotel Turismo de Trancoso | Trancoso
Na procura de um espaço de reflexão, contemplação e principalmente de simbiose com a natureza, para implantação na Serra do Feital, nasce o Projecto “Abrigo – Habitar o Espaço Mínimo”.
Abrigo – Habitar o Espaço Mínimo, consiste no projecto de um espaço de habitação mínima assente em quatro conceitos base: Flexibilidade, Sustentabilidade, Forma e Mobilidade.
O desafio foi lançado pela Associação Luzlinar à Faculdade de Belas Artes de Lisboa e teve como pretensão incentivar o desenvolvimento de propostas inovadoras com aposta numa estratégia contemporânea e vanguardista de implantação de vários abrigos num entorno natural protegido, com abordagens de promoção de uma relação sinergética entre o contexto e o elemento a implantar. Apelar à criação de elementos que promovam uma compreensão e assimilação da natureza de uma forma mais profunda, inspirando o abrigo, a sensibilidade, consciência, entusiasmo e compromisso com a paisagem em redor.

Campus / Creatour 
até 28 de Outubro 2017 | Hotel Turismo de Trancoso | Trancoso
O Campus Jardim das Pedras inaugura um laboratório multidisciplinar de reflexão teórico-prática que integra, transversalmente, experiências e conhecimentos em diversas áreas do saber.
Dentro dos mais diversos modelos de encontro acolhe gente, massa crítica, interessada em pensar e em fazer.
Incuba e provoca a relação entre os meios académicos, as populações e o mercado de trabalho através do desenvolvimento prático de ideias e projectos de investigação que se propõem reciprocamente.
A apropriação deste espaço como lugar e os trabalhos aí desenvolvidos serão delineados em programas de actividades que envolverão alunos nos mais diversos graus de aprendizagem – do ensino básico ao superior – e artistas plásticos portugueses e estrangeiros em parcerias com as diversas instituições e entidades envolvidas.

20 Anos do Simpósio Internacional do Feital 
até 30 de Outubro 2017 | Centro Cultural Miguel Madeira | Vila Franca das Naves

DESENHOS DOS SIMPÓSIOS DO FEITAL, 1997-2016
A exposição integra um conjunto de obras pertencentes ao espólio de Desenho da Associação Luzlinar doados pelos autores que fizeram parte dos diferentes grupos do Simpósio Internacional de Arte do Feital, organizado pela escultora Maria Lino ao longo dos últimos vinte anos.
O conjunto de desenhos que aqui se apresenta é uma selecção de trabalhos de um espectro de mais de 50 artistas de diferentes nacionalidades, gerações e culturas que foram convidados a participar nos dois anos consecutivos de cada Simpósio. O Desenho terá sido para muitos uma agitação de Estar no Feital. Durante quase um mês viveram e conviveram, trabalharam e partilharam o mesmo espaço e tempo na presença da Aldeia e das Paisagens do Feital.
A Luzlinar dá a ver pela primeira alguns destes trabalhos, reaproximando tempos e momentos diferentes vividos no mesmo espaço. A acrescentar aos desenhos expostos estão presentes três esculturas de Maria Lino realizadas em 1994 durante uma residência na ex-Checoslováquia cuja participação terá dado a Maria Lino a vontade de organizar o seu próprio modelo de residência na sua terra natal.

Ângelo Encarnação | Carl Vetter | Constança Meira | Doris Cordes-Vollert | Francisco Tropa | Ithes Holz | João Queiroz | Karla Woisnitza | Paulo Brighenti | Sérgio Taborda | Susann Becker | Tiago Verdade | Mariana Fernandes | Diogo Pinto | Pedro Januário

Pedra Corpo – Instalação do Projecto Materializar o Vazio 
até 30 de Outubro 2017 | Campus Jardim das Pedras | Aldeia Artística do Feital

Emergências de Carlos Alexandre Rodrigues, Raquel Diaz, Brigite Oleiro e Nuno Oliveira
até 28 de Outubro 2017 | Espaço Pontes | Fundão
A Tutoria promove a articulação de artistas emergentes e outros agentes afins das áreas artísticas com o mercado de trabalho artístico. É uma plataforma que visa, a posterior, a integração dos participantes numa incubadora de Artes sustentável.
Pretende-se acima de tudo desenvolver a capacidade de conceber, estruturar, realizar e efectivar um projecto de investigação artística em articulação com meios de dinamização e difusão institucionais.

Ilha dos Amores de Nuno Manuel Pereira
até 18 de Outubro 2017 | Museu Arqueológico José Monteiro | Fundão
Evento no âmbito das Jornadas Europeias do Património- Património e Natureza.

ILHA DOS AMORES
Esta ilha dos amores não é um galardão dos deuses como a de Camões.
É antes um Érebo disfarçado de paraíso que nos enfeitiça e submete.
Por vontade ou predestinação é o caminho imperioso do arrebatamento.
Eis o protocolo da paixão, antes da impassibilidade do amor.


OFICINAS

Oficina no Campus Jardim das Pedras
Outubro 2017 | Campus Jardim das Pedras | Aldeia Artística do Feital
Início das oficinas no Campus Jardim das Pedras com os alunos da Escola Secundária da Sé – Guarda.