Modernismo Português e Brasileiro no Espaço Biblos

Modernismo Português e Brasileiro no Espaço Biblos
Mário de Sá-Carneiro e Oswald de Andrade
16 de maio às 16 horas

O Modernismo de Mário de Sá-Carneiro e do brasileiro Oswald de Andrade são o tema da Conversa Comunitária que se realiza no próximo dia 16, quinta-feira, às 16 horas, no Espaço Biblos, na Cidade do Fundão.

Assinalar a data de nascimento de Mário de Sá-Carneiro (19 de maio de 1890) e divulgar um dos nomes mais importantes do modernismo brasileiro, o poeta, ficcionista, dramaturgo e agitador cultural Oswald de Andrade.
Como suporte de apresentação do modernista Oswald de Andrade na Conversa Comunitária no Espaço Biblos, a escolha recaiu no livro “Serafim Ponte Grande”, e no prefácio à 5.ª edição, assinado por Haroldo de Campos.
Oswald de Andrade nasceu em São Paulo, Brasil, em 1890 (como Mário de Sá-Carneiro) e faleceu em 1954, depois de uma vida de agitação cultural permanente.

.

Nota Biográfica
Mário de Sá-Carneiro
Poeta e ficcionista, com Fernando Pessoa e Almada Negreiros, Mário de Sá-Carneiro constitui um dos principais representantes do Modernismo português. Partindo para Paris, em 1912, para cursar Direito, estudos que abandonaria pouco depois, a figura de Mário de Sá-Carneiro assume uma importância basilar para a compreensão do modo como o Modernismo português se foi formando com caracteres próprios na recepção das correntes de vanguarda europeias, processo de que a correspondência que estabeleceu com Fernando Pessoa dá um testemunho documental precioso e que culminaria com a publicação de Orpheu, em 1915.

Nota Biográfica
Oswald de Andrade
Escritor e dramaturgo brasileiro, representa uma das principais lideranças no processo de implantação e definição da literatura modernista no Brasil.
Ficou marcado pelo seu espírito irreverente, polémico, irónico e combativo, tornando-se figura fundamental dos principais acontecimentos da vida cultural brasileira na primeira metade do século XX.
A sua obra apresenta de maneira geral, um nacionalismo que procura as origens, sem perder a visão crítica da realidade brasileira.

.

Espaço Biblos | Rua do Serrão, n.5 – Cidade do Fundão

Biblos é um projecto da Comuna em parceria com a Editora Alma Azul, coordenação de Elsa Ligeiro
A Comuna é um projecto do Município do Fundão e da Luzlinar | www.biblos.luzlinar.org