Tiago Madaleno . Noite de Núpcias

Tiago Madaleno . Noite de Núpcias
19 de Junho a 18 de Agosto 2019
Galeria Espaço Pontes . Cidade do Fundão
Entrada livre

Inauguração: 19 de Junho às 17h30

Noite de Núpcias
E se existisse uma correlação entre a trágica separação do crânio do Descartes do seu restante corpo, que lhe acontece já após a sua morte, e a vontade do filósofo de colocar a cabeça no forno como forma de potenciar o pensamento?
Noite de Núpcias surge no decorrer de uma investigação em torno da apropriação de narrativas provenientes do filósofo René Descartes, tentando encontrar na sua biografia e trabalho, os símbolos que permitam a construção de uma ucronia – uma formulação alternativa da História. Explorando um espaço líquido entre a performance e o documento, propõe-se, através de uma instalação, a construção de um evento ficcional que reflecte sobre o potencial mnemónico associado ao médium, assim como sobre a citação como ferramenta narrativa.
Tendo o absurdo como estratégia, a exposição recorre à pintura e ao desenho para jogar com as expectativas referentes a uma concepção partilhada da figura de Descartes.

.

Nota Biográfica
Tiago Madaleno, Vila Nova de Gaia, Portugal

Fez os seus estudos na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) onde se licenciou em Artes Plásticas – Pintura (2010-2014) e tirou o Mestrado em Pintura (2014-2016). Em 2017 venceu o Prémio Novo Banco Revelação e foi distinguido com o Prémio Viana de Lima/Câmara Municipal de Esposende por mérito académico. Expõe regularmente desde 2013. Destacam-se as exposições individuais Noite de Núpcias (2019), Appleton Square, Lisboa; Clepsidra (2017-2018), Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto e Do Sopro para o Caule (2016) no Lugar do Desenho, Fundação Júlio Resende, Gondomar. Entre 2015-2016 integrou a equipa de curadoria do projecto Galeria Painel, no Porto, promovendo um ciclo de 11 exposições.

cargocollective.com/tiagomadaleno

.

Comuna, um Projecto do Município do Fundão e da Luzlinar
pontes.luzlinar.org . www.cm-fundao.pt

Espaço Pontes . Rua João Franco 33, Cidade do Fundão

PROJECTO PONTES | Coordenação Geral – Carlos Fernandes | Direcção Artística – João Castro Silva | Direcção Executiva – Pedro Januário | Produção Executiva – Flávio Delgado | Comunicação / Imagem – Ana Rodrigues | Coordenação Científica / Comuna – Pedro Miguel Salvado | Coordenação Científica / Campus Jardim das Pedras – João Paulo Fidalgo | Cinema Juventude – António Lopes | Coordenação de Programação do Município do Fundão – Miguel Rainha