Appleton [Box]: Projecto Bosques – Apresentação

Apresentação . Projecto Bosques
7 de Novembro 2019 às 18h00
Appleton Square [Box] . Rua Acácio Paiva, 27 r/c, Lisboa

Programa
. Artes e Ciência próximas da natureza
. Acção e Associativismo Ambiental
. Silvicultura próxima da Natureza
. Pedagogia Florestal

A Associação Luzlinar e a Appleton – Associação Cultural convidam a estar presente na apresentação do Projecto Bosques.

www.projectobosques.luzlinar.org

Projecto Bosques
Bosques” é uma actividade agregadora de sub-actividades projectuais e experimentais na sua relação com um espaço natural, na observação e compreensão da sua fauna e flora, dos seus ciclos e transformações. Promove-se a cumplicidade entre a actividade sensorial, despertada pelos ecossistemas e pelo lugar, e os contributos científicos dados pelas áreas da biologia, silvicultura, ecologia.
Procura-se estimular projectos artísticos e científicos que reflictam os limites da acção humana, inscrevendo as suas acções na Floresta em metodologias próprias da Silvicultura Próxima da Natureza.
Integram o projecto Bosques quatro linhas pedagógicas de acção artística e científica:
1. Reflorestar; 2. Cuidar; 3. Habitar o Espaço Mínimo; 4. Serra em Cadernos.

O Projecto Bosques pretende iniciar a criação de um espaço florestal para a promoção de aspectos relacionados com a conservação do solo e da água, a melhoria do microclima, o sequestro e armazenamento do carbono, a promoção da biodiversidade, a melhoria da paisagem, e a obtenção de diversos bens por parte do ecossistema.
O silêncio das pedras é o nosso silêncio. Necessitamos de silêncio para ver, reflectir e criar, para pensar no que fazemos e no que damos a cada um de nós e ao mundo que nos envolve.

Pode rever aqui as referências internacionais a este projecto:
. FERN – Making the EU work for People & Forest
EU FORESTS OF HOPE
Portugal -From forest to desert and back again!

. CLARA – Climate Land Ambition and Rights Alliance
From forest to desert and back again
Ecosystem restoration and economic revitalisation through a community initiative in Portugal

O Projecto Bosques é um projecto da Associação Luzlinar, no âmbito do Projecto Pontes, apoiado pela Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura, desenvolvido em parceria com a União de Freguesias de Vila Franca das Naves e Feital, a União de Freguesias de Vilares e Carnicães e a Associação de Desenvolvimento do Feital, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes, e ainda o apoio imprescindível do Agrupamento de Escolas de Trancoso, dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves, da Associação de Produtores Florestais do Alto da Broca e da população local.

..

PROJECTO PONTES | Coordenação Geral – Carlos Fernandes | Direcção Artística – João Castro Silva | Direcção Executiva – Pedro Januário | Produção Executiva – Flávio Delgado | Comunicação / Imagem – Ana Rodrigues | Coordenação Científica / Comuna – Pedro Miguel Salvado | Coordenação Científica / Campus Jardim das Pedras – João Paulo Fidalgo | Cinema Juventude – António Lopes | Coordenação de Programação do Município do Fundão – Miguel Rainha