2. TUTORIAS | TEÓRICO-PRÁTICOS EM TUTORIA

– Acolhimento da Emergência Artística

 

Descrição:

TUTORIAS é uma actividade anual especialmente desenhada para o desenvolvimento e promoção da emergência artística, que acolhe Projectos Teórico-Práticos, dasdiferentes linguagens artísticas, com a duração até um ano.

Actividade desenvolvida nos últimos três anos no âmbito do projecto apoiado pela Direcção Geral das Artes, que pelo carácter distintivo com que foi desenvolvida quer pelos resultados obtidos, que pretende-se dar continuidade e desenvolver ao máximo no quadro deste projecto.

Para os próximos quatro anos pretendemos diversificar a oferta de modelos de acolhimento aos tutorandos, ampliando os objectivos, abrangência e aperfeiçoar o seu funcionamento introduzindo um regulamento de acesso e de funcionamento a desenvolver pela equipa da Luzlinar.

Consiste na investigação e criação individual de um artista orientada por um tutor (ou vários tutores) criando-se, desta forma, espaços de discussão que permitam uma leitura isenta do trabalho que vai sendo pensado/realizado.

Constitui-se como um dos projectos fundamentais para operacionalização e internacionalização do Projecto Pontes promovendo a articulação dos artistas-emergentes, ou finalistas dos cursos artísticos, com o mercado e promoção de trabalho artístico, nacional e internacional, com o apoio de outros agentes das áreas artísticas, profissionais, institucionais inseridos nas Parcerias definidas nesta candidatura.

Os participantes irão residir em espaços de atelier cedidos pelos Laboratórios da Comuna e do Campus, e são integrados na Rede-de-Lugares e em todos os projectos onde poderão levar a cabo as suas experiências estéticas ao nível do pensar/fazer/dar-a-ver.

Os Artistas terão acesso a esta actividade de tutoria de duas formas:

– Por sugestão das Parcerias e Rede de Lugares do Projecto Pontes, com destaque aos parceiros de Ensino Superior e também ao nível do Ensino Secundário profissional e especializado.

– Por abertura de concurso mediante apresentação de candidatura contendo apreciação, discussão da proposta com os candidatos.

Direcção Artística do Projecto e os Consultores de Projecto determinam o elenco de personalidades profissionais para cada tutoria adequado à área artística de cada projecto.

Para uma maior aproximação à relação profissional que se estabelece entre autores e canais de comercialização, 20% do valor das vendas reverterá para a Associação Luzlinar integrando o financiamento deste projecto.

 

Planeamento: 

Para o horizonte de 2021 do Projecto Pontes estão previstas um conjunto de quatro tutorias em cada um dos quatro anos, perfazendo um total de 16 tutorandos participantes.

O projecto tutorias prevê o acolhimento-residência nos laboratórios de cada participante correspondente a um mínimo de 45 dias úteis para o desenvolvimento do seu projecto, complementando-o com a sua intervenção por igual período de tempo nos restantes projectos artísticos perfazendo um total de 90 dias úteis.

1 – Residência | Investigação e Criação na área das Artes Plásticas, Design, Fotografia, Novos Media, Arquitectura, Arquitectura Paisagística em articulação com meios dedifusão institucionais, explicitando de forma estruturada, objectiva e clara os objectivos e as questões a formular, com a inclusão de plano orçamental e a calendarização do trabalho a desenvolver de acordo com os objectivos formulados.

2 – Apresentações Públicas dos projectos após conclusão.

 

Objectivos Específicos: 

– Orientar jovens profissionais para o desenvolvimento de linguagens individuais livres de preconceitos ou pressões de mercado.

– Envolver os artistas emergentes que frequentam as tutorias nos trabalhos a desenvolver com as comunidades escolares e locais.

– Incentivar à implementação e prossecução de práticas de concepção e realização artísticas, expositivas e de divulgação.

– Desenvolver competências que se baseiam, sobretudo, numa relação directa com a profissionalização futura e simultaneamente promovendo o artista em canais especializados.

– Proporcionar aos artistas um acompanhamento tutorial especializado por parte de um conjunto de professores e artistas das diferentes linguagens artísticas.