4. PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO ARTÍSTICA

4.1 Edição Digital

Descrição:

Pelo seu carácter de pesquisa teórico-prática o projecto Pontes originará um sem número de trabalhos nos mais diversos formatos e meios que devem formar parte do acervo para posteriores investigações e constituição de núcleos expositivos. Todo o trabalho selecção, de registo e catalogação digital é feito pela equipa Luzlinar em conjunto comos artistas-investigadores ou artistas-emergentes de forma a garantir o devido acompanhamento e adequação necessárias à autenticidade de cada registo, sua reprodução e condições de apresentação.

São desenhos, pinturas, esculturas, anotações de texto, pensamentos escritos, resenhas, esbocetos bi e tridimensionais, mapas, intervenções na paisagem, intervenções de carácter urbano, entrevistas, exposições, registos fotográficos, performances, instalações, levantamentos, bibliográficos, gravações áudio e vídeo etc. Toda esta multiplicidade de formatos de apontamentos ou trabalhos deverão ser registados e guardadas cópias no nosso arquivo digital.

Pretendemos entrosar o arquivo digital entre dois canais de edição para a sua praticabilidade e publicitação: um de produção de conteúdos – Diário digital; outro de selecção de conteúdos – Catálogo Digital anual.

Planeamento: 

1 – Diários on-line:

Em paralelo à constituição do arquivo digital, pretende-se que todas as residências no âmbito dos projectos de investigação e criação sejam acompanhadas de um diário online público, onde se abre aos artistas residentes um canal de comunicação directa com o público, dando a possibilidade de estabelecer conexões, relatos, processos para um público-alvo além do público da população local e para além da apresentação pública que encerra cada residência.

2- Catálogo digital Anual:

Prevemos anualmente um momento de reflexão que o afastamento temporal permite. A partir desta recolha, a equipa de consultores e a direcção artística do Projecto Pontes, fará uma avaliação no sentido de preparar um Catálogo Digital Anual que informe e documente os percursos anuais do Campus e da Comuna, as acções individuais e colectivas de cada Residência Artística, Simpósio, Seminário, Tutorias, Escolas, Comunidade, etc.